01 outubro 2006

O Homem do Riquixá e as Eleições 2006

Se você é sensível para as coisas belas da vida, se comove quando vê um menino na chuva, vendendo balas, se você fica com raiva em saber que, provavelmente, o Lula vai ficar mais algum tempo pelas bandas; se você, pra falar francamente, é um manteiga, como eu: vai se comover com a história de um puxador de riquixá que se sente responsável pela viúva e órfão de seu mais antigo cliente, que morreu.

Nada a ver com as Eleições 2006: Favorito para vencer a disputa até poucos dias atrás, Lula enfrenta Alckmin (PSDB) na segunda etapa, em 29 de outubro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou a perder votos em setembro, quando o escândalo da compra de um dossiê por assessores petistas presos pela Polícia Federal foi explorado à exaustão pelos oposicionistas. Como um refrão repetido a várias vozes, a pergunta “de onde saiu R$ 1,7 milhão para comprar o dossiê?” tomou conta de um embate desprovido de projetos de governo.

“Esta campanha foi de um vazio sem precedente”, escreveu o colunista Janio de Freitas (Folha de S. Paulo). Os principais adversários não se confrontaram. Lula se submeteu a duras entrevistas ao vivo em emissoras de TV, mas não foi aos três debates realizados. Desacreditado até por aliados, mas dono de uma persistência notável, Alckmin cresceu na faixa de 5 a 10 salários mínimos e disparou na Região Sul.

Quanto a O Homem do Riquixá - Toshiro Mifune tem uma interpretação inesquecível e o filme ganhou o Leão de Ouro, em 1958, no Festival de Veneza.
*******
Diretor: Hiroshi Inagaki/ Elenco: Hiroshi Akutagawa, Toshiro Mifune, Ichiro Arishima, Kenji Kasahara, Hideko Takamine.

Nenhum comentário: