31 outubro 2006

Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?

Cientista britânico afirma que o ovo nasceu antes que a galinha.
O professor John Brookfield, especialista em genética da evolução da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, acredita ter resolvido, de uma vez por todas, um dos mais antigos e populares enigmas da humanidade: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

A informação está na edição de 26/05/2006 do jornal inglês The Times. Em resumo, o argumento é de que o material genético não se transforma durante a vida do animal. Portanto, a primeira ave que no decorrer da evolução se tornou o que hoje chamamos de galinha existiu primeiro como embrião no interior de um ovo.

Para Brookfield, a situação é clara. Ele explica que "o organismo vivo no interior do ovo tinha o mesmo DNA que o animal no qual ele se transformaria". Assim, ele assegura que "a primeira coisa viva que podemos qualificar sem medo de engano como membro dessa espécie é o primeiro ovo".

David Papineau, especialista em filosofia da ciência do King´s College de Londres, concorda: o primeiro frango saiu de um ovo. "É um erro" - segundo ele - pensar que o primeiro ovo de galinha foi um mutante produzido por pais de outra espécie. "Se dentro do ovo existe um frango, então é um ovo de galinha. Se um canguru pusesse um ovo, e dele saísse um avestruz, o ovo seria de avestruz e não de canguru", afirmou Papineau.

O jornal britânico refere ainda Charles Bourns, granjeiro e presidente de uma entidade do setor avícola, que quis contribuir para o debate. "Os ovos existiam antes de nascer o primeiro pintinho. Claro que talvez não se parecessem com os de hoje", disse ele.

Nenhum comentário: