14 dezembro 2023

Presépio da Família Nogueira: 80 Anos + crônica de Wilson Chaves


Esse Presépio é montado há 80 anos, pela Família dos Nogueira
Encontro Marcado, por Wilson Chaves:

A interligação entre as Ruas do Pito e Rua da Palha obrigatoriamente passava pela lendária Praça Ribeiro Leite. Os meninos faziam do local um ponto de encontro para organizar as brincadeiras permitidas devido a inclinação do local, inservível, por exemplo, para disputar as lamosas partidas do futebol. Uma Praça antiga cheia de historias e tradições.

O local já contou com uma garagem de ônibus fazendo a linha direta entre Santa Branca - São Paulo cumprindo dois horários diariamente. Habitantes famosos moravam nesta região central da cidade. Mário Leite (Mário da Luz) com era popularmente conhecido era o chele do escritório comercial da Light and Power. Um local intrigante para abrigar um escritório, segundo imaginação de menino. O escritório continha muitos avisos e recados grafados em pequenas tabuletas com aconselhamentos para evitar acidentes. Uma sala pequena cujo teto existiam ganchos e arames que sustentavam pelo menos uma dúzia de gaiolas com passarinhos de várias espécies, como uma exposição as pessoas que se dirigiam ao local. Mário da Luz tinha um semblante meio esquisito lembrando o pensador "Carlos Drummond de Andrade". Um velho carimbo de metal batia forte no papel da conta de luz identificando o pagamento do débito. Homem de semblante sisudo mirava a gente com olhar firme sempre mascando um pequeno palito de madeira. Mais acima ficava o casarão sede dos serviços de telefonia de Santa Branca. A Praça era circundada por vários postes de madeira com enormes cruzetas abrigando centenas de fios telefónicos de onde partiam as ligações para os usuários e assinantes. Não raro era verificar a caminhada calma do famoso Joaquim Nogueira, (Joaquim do Telefone) caminhando com uma vara de madeira apoiada nos ombros, ferramenta utilizada para separar os fios no caso de junção evitando problemas com a rede.

Família Nogueira a bem da verdade era o símbolo da comunicação local devido a dedicação do seu Joaquim e as filhas Guilhermina e Branca que trabalhavam como telefonistas na central de serviços.

Meu coração de menino guarda carinhosamente as imagens da velha relojoaria do famoso Joaquim Sudário. Com um jeito todo especial de fala mansa e pausada seu Joaquim atendia os fregueses sempre examinando os relógios e dando o diagnóstico para conseguir a recuperação das maravilhosas máquinas de contar as horas. A gente ficava encantada com a infinidade de relógios pendurados na parede e no balcão todos trabalhando transparecia o som de uma maravilhosa e afinada orquestra sinfónica.

Praça Ribeiro Leite com tantos personagens relata historias maravilhosas no contexto saudoso da Cidade Presépio. Quando o mês de maio chegava, o local abrigava as primeiras procissões de Nossa Senhora. Já no mês de junho vinham as fogueiras e o show de fogos de artificio promovidos pelo casal Benedito Martins (Cabo Martins) e Dona Josela.

Algumas das tradições entre tantas outras desta comunidade feliz. Certa vez... Num distante verão a noite se apresentava tão sublime com o brilhar de estrelas transparecendo por entre as iluminações das pequenas lâmpadas incandescentes nas vias públicas da cidade. Era uma noite de paz com as famílias reunidas nos lares para cumprir o rito de orações e agradecimentos antes do procedimento da Ceia de Natal. Enquanto brincávamos ali no solo desnudo do local mais abaixo surge um grupo de pessoas animadas cantarolando hinos natalinos seguindo uma carruagem com a maravilhosa presença do Papai Noel. A emoção tomou conta do coração menino, finalmente o contato com o maior entre lodos os amigos, fez com que corressemos em direção a carruagem transportando o Papai Noel que em pé fazia soar uma pequena sineta distribuindo sorrisos a lodos os presentes. O pensamento de menino voltou forte naquele momento, será que pela primeira vez a gente poderia conversar com o maior entre todos os amigos? Infelizmente não foi assim, a carruagem passou por nós os meninos e o nosso amigo sequer nos cumprimentou, subindo a Praça nós fomos seguindo a carruagem que a certa altura parou de frente a uma residência e o Papai Noel desembarcou todo sorridente e feliz com um enorme saco de presente as costas. Lembro ainda dos aplausos e cânticos natalinos quando a porta da residência foi fechada e as cenas em seguida ficaram de exclusividade dos convidados. Cenas que me vem a cabeça após tantos e tantos anos fazendo lembrar um trechinho da musica de Assis Valente; - Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel. ou então felicidade é brinquedo que não tem.

Nem um sorriso do bom velhinho, assim eu fui dormir, mas sempre existe uma nova manhã, e ao acordar lá estava o meu caminhãozinho de madeira enfeitadinho bem ao lado dos meus sapatos. Era Natal e com felicidade no rosto desculpei o meu amigo Noel. coitado deveria estar muito cansado ontem à noite. Feliz Natal!

Cronica publicada no jornal "O Santabranquense", nº 791, Santa Branca, 24/12/2011, página 2.
 

Nenhum comentário: