12 dezembro 2023

Anticítera: o primeiro computador do mundo


Cientistas levaram um século para descobrir como funciona um equipamento usado pelos gregos há mais de dois mil anos. A engenhoca está sendo tratada como o primeiro antepassado do computador moderno (a verdadeira tecnologia 1.0).


Várias peças de bronze com inscrições misteriosas foram encontradas em 1901 dentro de um navio romano naufragado em Anticítera (Antikythera), na costa da Grécia. Desde então, os cientistas tentavam desvendar seu significado.

Eles descobriram que as peças formavam um mecanismo – batizado de Antikythera – que deveria funcionar dentro de uma caixa de madeira. Através de tomografias, os cientistas finalmente revelaram que o aparelho era um computador astronômico.

Girando o ponteiro da frente, as engrenagens de bronze se moviam e indicavam, com anos de antecedência, a data precisa de eclipses do sol e da lua. As inscrições também sugerem que era possível conhecer a posição dos planetas no céu.

As sociedades antigas davam muita importância à astronomia, porque ela regia a agricultura e os rituais religiosos.

Somente mil anos depois da invenção do mecanismo Antikythera, o homem foi capaz de criar outro aparelho tão complexo quanto este. Só na Idade Média cientistas conseguiram fazer máquinas tão complexas, que eram usadas como relógios de igrejas.
_____________________________
Fonte: www.globo.com (29/11/2006)

Nenhum comentário: